Notícias

Bebês correm o risco de ingerir opioides misturados com tranquilizante animal

Bebês correm risco de ingerir opioides misturados com tranquilizante animal

Quando uma criança pequena ou um bebê acidentalmente ingere um medicamento opioide prescrito, os resultados imediatos podem ser fatais, alertam os especialistas.

Mas outra nova dinâmica preocupante está ocorrendo nos Estados Unidos, revela um estudo recém-publicado: envenenamentos pediátricos de uma combinação particularmente letal – um potente opioide sintético conhecido como fentanil e um poderoso sedativo veterinário chamado xilazina.

“Bebês ou crianças expostas ao fentanil correm risco de morte”, mesmo sem a ameaça adicional de xilazina, disse a principal autora Dra. Stephanie Deutsch, diretora médica do Programa Nemours CARE no Nemours Children’s Health em Wilmington, Del.

Em crianças e adultos, o fentanil diminui rapidamente a respiração e a frequência cardíaca, ao mesmo tempo em que desencadeia um estado mental alterado.

E no mundo das mortes por overdose, esse risco é cada vez mais comum, apontaram os autores do novo estudo. Embora a exposição ao fentanil tenha sido responsável por 14% das mortes por overdose nos Estados Unidos em 2010, esse número disparou para quase 60% em 2017.

A boa notícia: quando crianças ou adultos com envenenamento por fentanil recebem acesso rápido ao medicamento para reversão de overdose de opioides naloxona, muitas vezes é possível evitar uma parada cardiorrespiratória potencialmente mortal, disse Deutsch.

o más notícias: A xilazina não é um opioide e não há antídoto ou medicamento conhecido para reverter seus efeitos, disse ela.

Embora a xilazina possa proporcionar alívio significativo da dor e relaxamento muscular quando usada para tratar animais grandes (como gado e cavalos), um adulto ou criança exposto a combinações de xilazina-opioides pode sofrer depressão respiratória e do sistema nervoso central grave e efeitos cardiovasculares que não respondem à naloxona, observou Deutsch.

Nas ruas, a combinação xilazina-opioide é comumente vendida como “anastesia de caballo” (tranquilizante para cavalos), “tranq” ou “corte do sono”, observaram Deutsch e seu colega e co-autor do Nemours, Dr. Allan De Jong.

A combinação é cada vez mais procurada por usuários de drogas recreativas que buscam uma euforia prolongada e prolongada, apesar dos riscos.

Um banco de dados de overdoses fatais de drogas em 38 estados e em Washington, DC, citado por Deutsch e De Jong, mostra que a busca vem ganhando força.

Desde 2019, as mortes por overdose de adultos envolvendo opioides misturados com xilazina – uma droga que existe desde 1962, mas nunca aprovada para uso humano – estão aumentando.

O envenenamento por opioide-xilazina entre bebês e crianças pequenas é outra questão, enfatizaram os autores do estudo.

Por definição, essas crianças são vítimas involuntárias, envenenadas devido ao descuido ou más escolhas dos cuidadores adultos que trazem a combinação mortal para dentro de casa.

Três casos recentes citados no novo estudo enfatizam o ponto em detalhes horríveis.

Um deles envolvia um menino de 15 meses que entrou em paragem cardíaca depois de ficar mole e azul em uma cadeirinha de carro após a exposição ao emparelhamento letal de drogas, presumivelmente por meio de sua mãe, que quase morreu uma semana antes de uma exposição semelhante.

Outro envolveu um menino de 7 meses que desmaiou após a exposição a um esconderijo dos pais.

E um terceiro envolveu um menino de 19 meses que teve uma parada cardíaca enquanto estava preso a uma cadeirinha de carro, provavelmente por causa da exposição dos pais.

Por um lado, disse Deutsch, “bebês e crianças pequenas são propensos a ingestões e exposições acidentais e exploratórias com base em sua curiosidade de desenvolvimento e comportamentos de mão-boca”, facilitados pela proximidade imediata de um suprimento dos pais. A maioria das overdoses pediátricas de fentanil-xilazina são acidentais, ela acrescentou.

Mas também há casos em que os cuidadores administram intencionalmente a combinação de drogas a um bebê ou criança, a fim de “modificar comportamentos”.

Nos três casos citados no estudo, as crianças sobreviveram após atendimento no pronto-socorro. “(Mas) algumas crianças morreram de exposição à xilazina”, observou Deutsch.

Então, o que pode ser feito?

“As famílias e os cuidadores devem sempre garantir que os medicamentos e quaisquer outros objetos que possam ser prejudiciais às crianças sejam mantidos em locais elevados – de preferência em armários trancados”, disse a Dra. Danielle Orsagh-Yentis. Ela é professora assistente no departamento de pediatria da Vanderbilt University em Nashville, Tennessee, que revisou as descobertas do novo estudo.

“Se alguém acredita que seu filho pode ter ingerido uma substância como esta, ele ou ela deve entrar em contato com o centro de intoxicação imediatamente”, acrescentou.

Deutsch concordou que os cuidadores devem tomar medidas para manter o opioide/tranquilizante fora do alcance das crianças.

De uma perspectiva mais ampla, Deutsch sugeriu que o risco de envenenamento pediátrico poderia ser reduzido ao garantir que os adultos com transtorno conhecido por abuso de substâncias fossem encaminhados para programas de tratamento e recebessem ajuda para controlar seus vícios.

As descobertas foram publicadas on-line em 23 de dezembro na revista Pediatria.

Mais Informações:
Stephanie Anne Deutsch et al, Xylazine Complicating Opioid Ingestions in Young Children, Pediatria (2022). DOI: 10.1542/peds.2022-058684

Há mais sobre o uso indevido de drogas pelos pais e o risco que isso representa para as crianças no Administração de Serviços de Saúde Mental e Abuso de Substâncias dos EUA (SAMHSA).

Direitos autorais © 2022 Dia da Saúde. Todos os direitos reservados.

Citação: Bebês em perigo de ingerir opioides misturados com tranquilizante animal (2022, 28 de dezembro) recuperado em 28 de dezembro de 2022 em https://medicalxpress.com/news/2022-12-babies-danger-ingesting-opioids-laced.html

Este documento está sujeito a direitos autorais. Além de qualquer negociação justa para fins de estudo ou pesquisa privada, nenhuma parte pode ser reproduzida sem a permissão por escrito. O conteúdo é fornecido apenas para fins informativos.

Looks like you have blocked notifications!

Segue as Notícias da Comunidade PortalEnf e fica atualizado.(clica aqui)

Portalenf Comunidade de Saúde

A PortalEnf é um Portal de Saúde on-line que tem por objectivo divulgar tutoriais e notícias sobre a Saúde e a Enfermagem de forma a promover o conhecimento entre os seus membros.

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Keuntungan Bermain Di Situs Judi Bola Terpercaya Resmi slot server jepang