Notícias

Monitoramento vigilante é necessário para gerenciar riscos cardíacos em pacientes que usam antipsicóticos, dizem os médicos

parada cardíaca

Crédito: Unsplash/CC0 Domínio Público

O uso dos antipsicóticos quetiapina e haloperidol está associado a um risco aumentado de arritmias ventriculares e morte súbita cardíaca (MSC) causada por prolongamento do intervalo QT induzido por medicamentos, relata um novo estudo em Ritmo do coração.

Aconselha-se cautela no manejo dos riscos cardíacos em pacientes aos quais foram prescritos esses medicamentos, disseram os autores do estudo e um editorial que o acompanha.

Os riscos de doenças cardíacas associados ao uso de antipsicóticos têm sido uma preocupação nos últimos 30 anos. Os medicamentos já foram retirados do mercado ou tiveram seu uso restringido devido ao risco inaceitavelmente alto de arritmias ventriculares letais.

As arritmias cardíacas induzidas por medicamentos, no entanto, continuam a ser um problema clínico importante porque existem medicamentos que aumentam o risco de MSC, mas permanecem no mercado porque atendem a uma necessidade clínica importante e não existem alternativas mais seguras.

O professor Jamie Vandenberg, Ph.D., MBBS, FHRS, do Victor Chang Cardiac Research Institute, Darlinghurst, NSW, Austrália, coautor do editorial que acompanha o estudo, explica: “Dos 41 medicamentos no mercado nos Estados Unidos Dos estados listados como tendo risco conhecido de distúrbios do ritmo cardíaco, cinco são medicamentos antipsicóticos, a base do tratamento para esquizofrenia e psicose”.

“O uso de medicamentos antipsicóticos está associado a um risco aproximadamente duas vezes maior de morte súbita cardíaca. Se não conseguirmos eliminar este risco, então, pelo menos, precisamos de minimizar o risco, identificando os pacientes com maior risco e controlando-os mais de perto. .”

O investigador principal do estudo, Shang-Hung Chang, MD, Ph.D., acrescenta: “O uso dos antipsicóticos quetiapina e haloperidol para tratar transtornos mentais é generalizado. medicamentos, investigamos as incidências, os fatores de risco e os resultados clínicos do prolongamento grave do intervalo QT para fornecer informações valiosas para profissionais de saúde, pacientes e cuidadores.”

A pesquisa envolveu uma análise retrospectiva de registros médicos eletrônicos de uma grande coorte de pacientes de um prestador de cuidados de saúde em Taiwan que receberam terapia com quetiapina ou haloperidol. Os investigadores avaliaram as incidências, os fatores de risco e os correlatos clínicos do prolongamento grave do intervalo QT (ou seja, arritmias ventriculares e morte cardíaca súbita) nesses pacientes.

Os resultados mais significativos do estudo foram que mais de 10% dos pacientes desenvolveram prolongamento grave do intervalo QT durante o acompanhamento e o risco aumentado de arritmias ventriculares e morte cardíaca súbita em usuários de quetiapina ou haloperidol que desenvolveram prolongamento grave do intervalo QT.

A coautora Chun-Li Wang, MD, da Divisão Cardiovascular, Departamento de Medicina Interna, Chang Gung Memorial Hospital, Linkou Medical Center, Taoyuan, Taiwan, diz que as descobertas ressaltam a importância de monitorar de perto os pacientes que recebem esses medicamentos e implementar riscos apropriados estratégias de mitigação para garantir a segurança do paciente.

“Os médicos devem estar cientes dos riscos potenciais associados ao uso de quetiapina, particularmente o risco de prolongamento grave do intervalo QT e seus resultados associados, incluindo arritmias ventriculares e morte cardíaca súbita”.

O professor Vandenberg comenta: “Seria prudente realizar um ECG antes e depois do início de um medicamento antipsicótico. Se for uma opção, pode-se interromper um medicamento que causa prolongamento do intervalo QT e tentar um antipsicótico diferente. devem prestar especial atenção à redução de outros factores de risco, tais como a prescrição de outros medicamentos que possam exacerbar o prolongamento do intervalo QT e estar atentos à hipocalemia”.

Mais Informações:
Chun-Li Wang et al, Incidências, fatores de risco e correlatos clínicos de prolongamento grave do intervalo QT após o uso de quetiapina ou haloperidol, Ritmo do coração (2024). DOI: 10.1016/j.hrthm.2023.10.027

Editorial: A incidência no mundo real de prolongamento grave do intervalo QT em pacientes que tomam medicamentos antipsicóticos, Ritmo do coração (2024). DOI: 10.1016/j.hrthm.2023.11.012

Citação: O monitoramento vigilante é necessário para gerenciar riscos cardíacos em pacientes que usam antipsicóticos, dizem os médicos (2024, 15 de janeiro) recuperado em 15 de janeiro de 2024 em https://medicalxpress.com/news/2024-01-vigilant-cardiac-pacientes-antipsicóticos-doctors .html

Este documento está sujeito a direitos autorais. Além de qualquer negociação justa para fins de estudo ou pesquisa privada, nenhuma parte pode ser reproduzida sem permissão por escrito. O conteúdo é fornecido apenas para fins informativos.

Portalenf Comunidade de Saúde

A PortalEnf é um Portal de Saúde on-line que tem por objectivo divulgar tutoriais e notícias sobre a Saúde e a Enfermagem de forma a promover o conhecimento entre os seus membros.

Looks like you have blocked notifications!

Comenta no Facebook

Portalenf Comunidade de Saúde

A PortalEnf é um Portal de Saúde on-line que tem por objectivo divulgar tutoriais e notícias sobre a Saúde e a Enfermagem de forma a promover o conhecimento entre os seus membros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo
Keuntungan Bermain Di Situs Judi Bola Terpercaya Resmi slot server jepang
error: Alert: Conteúdo protegido !!
Send this to a friend